Cartografia Tátil
A Cartografia Tátil é um ramo específico da Cartografia que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas e com baixa visão. Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos, como facilitadores de mobilidade em edifícios públicos de grande circulação como nos terminais rodoviários, metroviários, aeroviários, nos shopping centers, nos campi universitários, e também em centros urbanos.
Desta forma, os produtos da cartografia tátil podem ser enquadrados como recursos da Tecnologia Assistiva por auxiliarem a promover a independência de mobilidade e ampliar a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão.
Atualmente o projeto de Cartografia Tátil executa suas atividades em três áreas de estudo sendo uma escola especial, uma escola inclusiva e um centro de habilitação.
A intervenção e cooperação dos alunos deficientes visuais, profissionais e professores da área de estudo são extremamente fundamentais para o sucesso do projeto, uma vez que é por meio das impressões captadas e diagnosticadas por eles que os materiais são construídos, desenvolvidos e aprimorados com a finalidade de viabilizar um instrumento didático de ensino que esteja em acordo com as expectativas de ensino de professores da rede inclusiva e de aprendizado dos alunos com necessidades especiais de aprendizado.
Os deficientes visuais vivenciam diretamente os espaços através dos seus sentidos da audição, do olfato, do tato e do paladar, os quais lhes dão plenas condições de formular compreensões espaciais bastante eficazes. Vivenciar indiretamente um espaço se dá por meio de pesquisas bibliográficas, de análises de ilustrações e de discursos sobre este. Isso também pode ser realizado por deficientes visuais, através da ajuda de pessoas videntes, de softwares de computador e de textos escritos em Braille, que são adequados aos seus usos.
Dessa maneira, explicita-se que os deficientes