linha de credito
Outros equipamentos possíveis de serem financiados são, por exemplo, nobreaks ou aparelhos de telecomunicação em geral. Outro modelo de financiamento é o Finame Componentes que, como o próprio nome diz, é voltado para peças que compõe o conjunto do equipamento a ser fabricado.
O Finame Leasing inclui ainda equipamentos importados desde que não exista equivalente na indústria nacional. Além disso, no caso das micro e pequenas empresas (MPEs), o Finame financia também o capital de giro associado a investimentos desse gênero, limitando-se a 50% do valor dos equipamentos, nas operações realizadas com microempresas, e a 30%, nas realizadas com pequenas e médias empresas.
Os prazos para amortização das dívidas são variáveis, de acordo com o tipo de financiamento, podendo chegar a 120 meses. Os custos também são variáveis de acordo com o banco, já que o spread fica a cargo de cada instituição intermediadora, por isso, é importante pesquisar as condições oferecidas pelos bancos.
As garantias para esse tipo de financiamento são baseadas na propriedade fiduciária, ou seja, enquanto a dívida não for quitada, o bem fica em nome do financiador. Nesse caso, não se admite a substituição dos bens integrantes da garantia por qualquer outro, exceto nos casos de sinistro ou problemas de performance no período de garantia, os quais devem ser comprovados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O financiamento à produção de máquinas e equipamentos e ao fabricante para a comercialização também é exigido, no mínimo, aval ou fiança. No caso do aval, a empresa pode utilizar o Fundo de Garantia para a Promoção da