oficina de cartografia
Disciplina: Geografia Publico alvo: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio
Projeto: Oficina de Cartografia
Duração aproximada: III e IV Unidades
Professores: Maria Trindade e Laerte Dias
“Há uma grande diferença entre a escolha do ter ou ser: É que se pode perder o que se tem mais ninguém tira o que você é”.(Romero Tavares, 2004)
INTRODUÇÃO:
A Geografia é uma área do conhecimento bastante dinâmica, por favorecer a compreensão do cotidiano. Neste sentido, é fundamental que os professores busquem realizar uma prática articulada que conquiste e ajude aos alunos na construção de aprendizagens significativas. O trabalho com projetos pedagógicos e oficinas é uma perspectiva promissora, por isso a seguir apresentaremos algumas sugestões. Segundo Castellar (2005),
O Conhecimento é visto não como mera cópia do mundo exterior, mas como um processo de compreensão da realidade, a partir das representações que as pessoas têm dos objetos e fenômenos (significados), em consonância com seus próprios conhecimentos e experiências (ações). ( Castellar, 2005 p.38). JUSTIFICATIVA:
A Cartografia é uma importante ferramenta para o entendimento e representação do espaço em que vivemos. Um dos objetivos do Ensino Médio é que os alunos adquiram a habilidade de interpretarem mapeamentos prontos e também de produzirem outros. Tal objetivo não é tão simples, por isso, a necessidade de desenvolver uma proposta de trabalho concreta, na qual os alunos trocarão experiências e experimentarão desafios. A construção de oficinas consiste numa sugestão de atividade problematizadora que tende a ajudar aos alunos na consolidação de conceitos cartográficos de forma significativa.
OBJETIVO GERAL:
Compreender o significado da Cartografia como uma forma de linguagem que dá identidade à Geografia, percebendo que ela se apresenta como uma forma de leitura e registro da espacialidade dos fatos e fenômenos do seu cotidiano e do