Psicologia social
PSICOLOGIA SOCIAL
A Psicologia Social pode ajudar o Serviço Social? De qual forma?
Acredito que a psicologia e o serviço social estão intimamente ligados, pelo fato de que em ambas as atuações procuram-se ajudar o sujeito.
O Serviço Social e a Psicologia Social possuem uma relação interdisciplinar, pois dividem seu objeto de estudo com várias áreas do saber, sendo ele, a interação do indivíduo na sociedade. Percebemos, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a Psicologia destaca o aspecto individual, o Serviço Social se atém à esfera social.
A Psicologia Social com um conceitual mais antigo tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, voltados às fórmulas de ajustamento e adequação de comportamentos individuais ao contexto social, com Kurt Lewin (1890/1947), considerado por muitos o fundador da psicologia social.
Sua metodologia visa organizar e nomear os processos observáveis dos encontros sociais, possuindo pouca noção do Social, uma vez que lança seu olhar para a interação pessoal:
*Encontros - interação pessoa/pessoa, interação pessoa/grupos sociais, interação grupo/grupo.
*Relações Sociais - influências, conflitos, hierarquias, poder, família (história e cultura).
*Fatores Psicológicos da Vida Social – sistemas motivacionais, status social, liderança, estereótipos, alienação, valores éticos.
* Fatores Sociais da Psicologia Humana – processo de socialização, atitudes, mudanças, motivações, opiniões, ideologia, moral, preconceito, papéis sociais, gênero de vida.
Atualmente desenvolve-se uma Nova Psicologia Social, mais crítica em relação à realidade social e à contribuição da ciência para a transformação da sociedade.
Devemos ter em mente que a Psicologia Social pertence a uma área de conhecimento da Psicologia, que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, ou seja, a