ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE AULA
Alfabetização e letramento na sala de aula/ Maria Lúcia Castanheira, Francisca Isabel Pereira Maciel, Raquel Márcia Fontes Martins, (organizadoras). – Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008.
O texto tem por objetivo instigar o leitor a uma reflexão crítica em relação às práticas de planejamento no âmbito escolar, e como estás praticas podem ajudar na formação dos docentes e discentes no seu modo de ensino aprendizagem, tanto em sala de aula, quanto fora dela.
“[...] a organização das práticas de alfabetização e letramento, considerando a planejamento com algo importante para o desenvolvimento de ações autônomas e efetivas dos profissionais da educação. [...]” (p. 35) A improvisação ou não temos tempo para o planejamento das atividades em sala de aula são implicações a compreensão das questões que envolvem o fracasso escolar, o planejamento é de fundamental importância para a compreensão de alguns aspectos importante que envolve a organização das atividades propostas as praticas de alfabetização das crianças e o seu desenvolvimento cognitivo.
“Por que é importante que o professor planeje o seu trabalho?” (p. 36) A importâncias esta nos conteúdos a serem ensinados , e no perfil dos alunos que são objeto desse ensino. As realidades são as mais diversas e por isso requer que o planejamento seja adequado as condições de trabalho do ambiente escolar proposto ao educando para que o mesmo possa desenvolver habilidade no processo de alfabetização e letramento.
“Quais são as dimensões e aspectos constitutivos do processo de planejamento?” (p. 37) As dimensões se apresentam na participação de todos os educadores e a comunidade escolar a fim de melhorar o ensino aprendizagem, e a formulação adequada dos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula tanto na dimensão individual quanto na dimensão coletiva e institucional.
“Quais as relações entre as condições do trabalho docente e o planejamento?” (p. 40) A