alfabetização de surdos
Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC
Disciplina: Fundamentos da educação especial.
Professora: Keila
Resenha critica sobre o filme: O milagre de Anne Sullivan
Sabrina da Silva Lima
Quixadá, 15 de abril de 2012.
Resenha critica sobre o filme: O milagre de Anne Sullivan
O filme O milagre de Anne Sullivan, lançado em 1962, foi dirigido por Arthur Penn que foi um diretor e produtor de cinema e televisão estadunidense, famoso por seus filmes nos anos 60 e 70 (nascido em Filadélfia, 27 de setembro de 1922 e faleceu em 28 de setembro de 2010). Este filme é baseado no livro de Helen Keller, The History of my Life, e trouxe a Arthur Penn o reconhecimento de Hollywood, mostrando nas telas a incrível história da luta de Anne Sullivan para ensinar menina que era a cega e surda Helen Keller a se comunicar e a lidar com o mundo exterior.
Pode-se observar nessa historia que Arthur Penn mostra a difícil luta de uma professora que mesmo sofrendo com as lembranças de sua infância, pois foi cega como Hellen Keller e além disso ainda foi abandonada por seus pais,, busca educar a menina cega e surda que ao invés de ter recebido uma educação adequada, sempre foi mimada por seus pais, então o mínimo que ela conseguisse realizar pra educar a garota seria necessário um grande esforço.
Quando os pais de Hellen perceberam que ela não enxergava os movimentos feitos por eles, nem ouvia os seus gritos, ficaram em pânico, pois não tinham conhecimento necessário sobre essas duas deficiências e nem sabiam lidar com as mesmas. Sendo assim ofereceram a garota uma infância cheia de mimos e cuidados, o que a prejudicou no seu comportamento, pois seus maus modos não eram por conta de suas deficiências, mas pela falta de instrução e limites que os pais não deram.
Os pais de Hellen já não agüentavam mais toda a agressividade da menina, mas a mãe não queria colocá-la em um hospício, pois não aceitava