leitor
VAMOS SABER MAIS SOBRE AS HORTALIÇAS?
As hortaliças são muito importantes para o organismo porque contêm vitaminas e minerais que desempenham dupla função no corpo humano, como reguladoras ou protetoras, quando atuam contra doenças, e como construtoras, quando participam na formação dos tecidos.
As hortaliças fornecem, principalmente, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como o cálcio, fósforo e ferro, e fibras necessárias ao bom funcionamento dos intestinos. Entretanto, a saúde só será preservada se o consumo de hortaliças for diversificado, isento de contaminação por patógenos ou agrotóxicos e equilibrado nutricionalmente.
No Brasil, o consumo de hortaliças por habitante, é muito baixo quando se compara com países europeus, asiáticos, caribenhos e muitos outros. Ainda que parte da população esteja consciente da necessidade de consumir esses produtos na alimentação diária, fatores como preço, costume e falta de produtos de qualidade têm contribuído para seu baixo consumo.
Uma das formas de tornar esses alimentos disponíveis para a população brasileira, é sensibilizar e capacitar pessoas para a implantação de hortas escolares, familiares e comunitárias.
É consenso que a qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da alimentação, e que a maioria das doenças que ocorrem na atualidade estão relacionadas aos hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo. Duas características importantes facilitam o cultivo de hortaliças por grande parte da população: 1) a maioria das hortaliças, principalmente as folhosas, pode ser plantada em áreas pequenas e 2) seus ciclos vegetativos são curtos, portanto, demandam pouca mão de obra até a colheita.
E por que comer hortaliças?
A alimentação adequada exige alimentos que contenham carboidratos (açúcares e amidos), proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. Arroz, carne, manteiga, frutas e, principalmente, as hortaliças, são exemplos de alimentos