O processo de alfabetização e letramento do aluno surdo
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo de cunho bibliográfico sobre o processo de alfabetização e letramento dos alunos com surdez, e visa compreender as peculiaridades envolvidas nesse fazer, tendo como objetivo ampliar os conhecimentos e concepções acerca da surdez e educação de surdos. A escolha do tema se deu devido às dificuldades encontradas no cotidiano escolar, em como obter êxito nas práticas de alfabetização e letramento desse alunado, somando-se às dificuldades encontradas pelos alunos surdos em avançar da escolarização para a aprendizagem efetiva. Através de um breve panorama histórico buscamos conhecer a trajetória da educação de surdos e as mazelas nela contidas. Assim, delineamos as relações entre a linguagem e aprendizagem e as inter-relações dessas com o processo de alfabetização e letramento do aluno surdo. Discutimos então neste estudo sobre alguns aspectos intrínsecos no processo de alfabetização e letramento desses sujeitos, e sobre as possibilidades de alfabetização e letramento para o educando surdo.
Palavras-chave: surdez; alfabetização; letramento;
Introdução A educação de surdos, historicamente e socialmente se constituiu por marcas estigmatizantes e pejorativas, onde o sujeito surdo é visto como incapaz de aprender. Em se tratando das concepções sociais acerca da surdez Botelho (2005, p.23) afirma que,
[...] No caso dos surdos, a menos valia se acentua com uma concepção de surdez como marca depreciativa, por internalização de estigma e de preconceito. Tal percepção produz sentimentos de incapacidade, e intensifica os temores em relação a como somos vistos pelos outros, criados pelas formações imaginárias.
De um lado