aprendizagem
CAMPUS DO PANTANAL
CURSO DE PEDAGOGIA
NADYA SOUZA NOVAES
A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E CRIANÇAS
NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Corumbá
2012
NADYA SOUZA NOVAES
A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E CRIANÇAS
NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de
Conclusão de Curso, como uma das exigências para a aprovação no curso de Pedagogia do CPAN/UFMS, sob a orientação da Profª. Silvia A. Rodrigues.
Corumbá
2012
Aprendemos as verdades mais profundas através dos nossos relacionamentos...
(Mark W. Baker)
AGRADECIMENTOS
Na vida não vivemos sozinhos sofremos influencias diretas e indiretas a todo o momento por pessoas que nos cercam e que compartilham momentos conosco, por isso agradeço aqui as pessoas que de forma direta ou indireta me ajudaram de alguma forma para que este trabalho se solidificasse.
Em primeiro lugar agradeço a minha mãe que sempre esteve ao meu lado me dando força e incentivo para alcançar os meus objetivos.
Ao Fabrício que se mostrou um grande companheiro e amigo.
A professora Silvia, minha orientadora, que me ajudou a encontrar o caminho da minha pesquisa me auxiliando e sempre estando à disposição para me ajudar. Tenho para mim como um modelo de profissional com um vasto conhecimento.
As amigas: Loizanira, Michele, Evelyn e Maria de Fátima pela amizade sincera transmitida a cada momento em que eu mais precisava e vibrava por cada conquista atingida.
A professora Edelir que sempre esteve pronta para ajudar a qualquer hora.
Agradeço também a professora diretamente envolvida na pesquisa por ter por ter aberto as portas da sua sala para que esse trabalho pudesse ser realizado.
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo investigar como estão sendo estabelecidos os vínculos afetivos entre professor-aluno na prática pedagógica da Educação Infantil. A pretensão