Alfabetização Cartográfica e o Uso de Filmes
Resumo:
A discussão sobre a alfabetização cartográfica tem sido o foco de muitos trabalhos, assim como deste artigo, o mesmo é resultado das atividades desenvolvidas junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, o referido projeto discute a alfabetização cartográfica. Ao planejar as atividades a serem aplicadas na escola onde atuamos procuramos sempre utilizar metodologias e linguagens diferenciada e atrativa aos alunos. O filme aqui retratado demonstra bem a realidade brasileira em uma linguagem fácil e permite a discussão de vários assuntos de geografia, entre eles a importância do mapa. Para a construção desse artigo foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática, leitura e fichamentos das obras escolhidas e analise de uma atividade aplicada no Colégio Estadual Tsuro Oguido, localizado na zona oeste do município de Londrina/PR.
Palavras chaves: ensino de geografia, alfabetização cartográfica e filme.
Introdução A temática alfabetização cartográfica tem sido muito discutida e trabalhada no meio cientifico e escolar. Assim o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) do curso licenciatura de Geografia tem como foco criar atividades que englobe a leitura e análise do espaço geográfico a partir da utilização da cartografia.
O PIBID é um programa que visa à melhoria da formação de professores para a educação básica. Levando o aluno de graduação a vivenciar o cotidiano educacional incluindo a construção de oficinas de educação geográfica, e práticas pedagógicas diferenciadas. Sendo assim o papel dos participantes do PIBID de geografia da UEL é vivenciar o ambiente escolar em sua totalidade e contribuir com a