Aprender Bem
“Professor que não lê não pode ensinar.”
“Aula qualquer um dá, agora cuidar do que o aluno aprende; isto sim é ser professor.”
O Documentário aprender bem, se sustenta a partir das seguintes teorias: Socrática, Construtivista, Interacionista, da Politicidade de Paulo Freire e biológicas. Descritas no decorrer do texto.
Pedro Demo afirma e sustenta a partir da teoria socrática que a aprendizagem se da de dentro para fora. O papel do professor deverá semelhante à imagem do Sócrates. Um professor que não dá aula, não aplica prova, não persegue os alunos, mas que incomoda, questiona, que não responde a nenhuma pergunta, pois dentro do construtivismo, afirma Demo, professor que responde as perguntas atrapalha a aprendizagem do aluno. Aprender esta vinculado a boas duvidas, necessárias para construir a autonomia dentro de cada aluno, o contrario do modelo instrucionista, introduzido pelo argumento de autoridade e instrução que aliena e tira do aluno a oportunidade de trazer de si uma ideia original. Deseja-se a copia, a habilidade de trabalhar o que já esta pronto, definido. É decorar o conteúdo de tal forma que não sobrem duvidas.
Para aprender bem o modelo educacional é preciso estar perto de conceitos como o de Paulo Freire, de Politicidade: Educar é saber influenciar o aluno de tal maneira que ele não se deixe influenciar. É fazer-se distinguir a influência que liberta daquela que afoga o aluno, que não o deixa pensar por si. É reprovar o conteúdo imposto, a educação para a reforma. É criar com o auxilio do professor e ausentar uma aprendizagem puramente técnica e mecanizada. É levar em consideração a cultura do aluno, sua realidade, de onde vem, para onde vai e como vai. É desenvolver uma autonomia solidaria, onde cada individuo viverá em conjunto com as particularidades do outro de forma a aceita-las e conviver com elas.
No Construtivismo de Jean Piaget (1896- 1980) o