As ferramentas do processo administrativo
O processo administrativo, que é composto pelas quatro principais funções da administração: Planejamento; Organização; Direção; Controle.
Essas funções influenciam o ambiente organizacional a fim de que os administradores alcancem os objetivos propostos pela organização.
A utilização do processo administrativo apresenta-se de for¬ma tão relevante no cenário institucional que sua aplicação tem sido aproveitada no estudo dos programas de qualidade total, nas engenharias e até mesmo nos estudos das ciências biológicas.
1 AS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTARATIVO
As principais ferramentas do processo administrativo são o planejamento, a organização, a direção e o controle. Essas ferramentas são para alcançar os objetivos propostos pela empresa de forma eficiente, sendo que quanto maior for à empresa maior a necessidade do processo administrativo.
As características da administração baseiam-se na ação sob variáveis do ambiente, sendo eles interno e externo. Os internos podem ser a matéria-prima, o equipamento, a mão de obra, o projetos, os procedimentos e métodos dentre outros, sendo os mesmos recursos da própria empresa. Já os externos, podemos citar os fornecedores, os clientes, os acionistas, o governo, os concorrentes e os sindicatos que interferem direta ou indiretamente no desempenho da empresa.
As variáveis desses dois ambientes proporcionam os obstáculos que são os desafios do administrador, que por sua vez deve exercer as ferramentas do processo administrativo para conseguir corresponder de forma positiva os objetivos da empresa.
1.1 O PLANEJAMENTO
O planejamento é um conjunto de ações preventivas para lidar com as incertezas dos eventos futuros. As incertezas são os ambientes interno sendo, os recursos humanos, materiais e tecnológicos e externo sendo, as pessoas que não pertencem juridicamente à instituição, mas interagem com ela de forma direta.
O ambiente interno de uma empresa propõe a atividades organizacionais