Ferramentas do Processo Administrativo
1 – CONCEITO
Podemos dizer que Processo se refere a uma sequência de acontecimentos nos quais conseguimos perceber mudanças contínuas no tempo. Os elementos do Processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.
Considerando esse conceito elementar, podemos definir o Processo
Administrativo como sendo o meio pelo qual o Administrador cumpre seu papel ou mister na organização em que atua. Para cumprir seu papel, ele precisa tomar decisões que afetam o presente e o futuro da organização. Assim, ele a configura e reconfigura continuamente num processo conhecido como Processo
Administrativo.
2 – AS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Para administrar, o gestor faz uso de funções ou ferramentas sequenciais.
Assim, ele planeja, organiza, dirige e controla. Essas funções não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior, qual seja o inteiro processo administrativo.
Assim, vejamos cada uma delas e em que momento são utilizadas.
2.1 – Planejamento
Essa função administrativa está relacionada ao que se faz quanto a traçar objetivos, metas, prazos e a forma de alcança-los. Dessa forma, durante essa etapa, procura-se registrar o que se pretende alcançar bem como procura-se antever tudo que possa interferir negativa e/ou positivamente. Assim, pode-se traçar antecipadamente estratégias para se lidar com as situações inesperadas, da melhor maneira possível.
Por óbvio, um bom planejamento deverá proporcionar a participação e o envolvimento das pessoas que fazem parte da organização para que haja interação mútua e maior probabilidade de sucesso.
Portanto, o planejamento como função administrativa, constitui ferramenta essencial em qualquer tipo de empresa.
2.2 – Organização
É a função administrativa responsável por alocar, distribuir e arrumar os recursos da empresa. Esses recursos podem ser humanos, materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos, etc.
Na