Plano de Negocio - viver bem e aprender.
PLANO DE NEGÓCIO:
ESCOLA “VIVER BEM E APRENDER”
1 IDEIA BÁSICA
A população brasileira está vivendo mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2011 a expectativa de vida era de 73,44, porém a taxa de natalidade está diminuindo, a taxa em 1980 era de 4,4 filhos por mulher, já em 1990 diminui para 2,9 e em 2013 decaindo ainda mais para 1,7, consequentemente a população mais velha será maior que a mais nova. Observando essa situação, foi constatada a necessidade de serviços para as pessoas acima de 60 anos.
A ideia básica é oferecer serviços para a melhor idade, como: cuidados para pessoas que sofrem de doenças crônicas, qualificação profissional e qualidade de vida, ou seja, uma escola especializada para atender a terceira idade.
2 PORQUE O NOVO PRODUTO É ATRAENTE E PARA QUEM?
De acordo com pesquisas realizadas pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), atualmente, aproximadamente 19,2 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, representando 9,9% da população do país. Em 2020, este número se elevará para 13,6% e, até 2050, serão 64 milhões de pessoas da terceira idade, ou seja, 29,7% da população do país. Com esse crescimento, dessa faixa etária – como já citado no item 1- aumenta a necessidade de criar novos produtos e serviços para atender essa demanda.
O principal público alvo do novo serviço, a escola “Viver bem e aprender”, será pessoas acima de 60 anos, e também será de interesse dos familiares de idosos que necessitam de cuidados especiais, pois de acordo com a constituição de 1988 Art. 230 “a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”, sendo assim, os familiares tem o dever de proporcionar uma vida digna aos seus idosos.
A escola será atraente, pois atenderá essa nova demanda do