Pep - plano estratégico pessoal.
“PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE QUER IR, QUALQUER CAMINHO SERVE”.
AUTOR DESCONHECIDO
Acreditamos que para a construção de uma carreira, e por que não, de uma vida de sucesso, deve–se ter em mente sempre um planejamento estruturado, traço característico do empreendedor. Devem ser definidos objetivos e metas para futuro. O que se estará fazendo de forma planejada em dois, três ou quatro anos? A definição deste futuro deve orientar o dia-a-dia de uma pessoa, tanto no campo profissional como no pessoal.
Assim como as empresas, uma pessoa deve planejar sua carreira, valendo-se de técnicas apropriadas para isso. O plano estratégico pessoal permite que o planejador conheça, entre outras coisas, seus pontos positivos e oportunidades que devem ser expostos e divulgados, além de identificar as fragilidades, pontos que precisam ser melhorados e ou eliminados para o melhor desempenho pessoal e profissional.
Assim, a construção do plano estratégico pessoal, com base nas orientações a seguir, é de fundamental importância para o sucesso profissional. Devem ser definidos os objetivos a serem alcançados nos próximos quatro anos (tempo aproximado de conclusão da sua graduação), ou para outro período dentro do plano escolhido. Em razão das constantes mudanças sofridas no mundo atualmente, com o surgimento, a todo o momento, de novas tecnologias, políticas e realidades econômicas e ambientais, faz-se necessária uma revisão periódica no plano. O controle de atualização do PEP é tão importante quanto sua confecção inicial.
Você está convidado, a partir da leitura deste segundo texto obrigatório, a planejar a sua vida como se ela fosse uma empresa, levando em conta a data do seu ingresso na Universidade. Este prazo pode ser modificado dependendo do horizonte de tempo que se quer planejar. Uma vez concluído o PEP é importante que, como um empreendedor, você monitore-o constantemente, para certificar-se de que o que foi planejado está sendo