Islã
Nascida como uma religião de paz e sabedoria, o islamismo, um dos três grandes cultos presentes no mundo, continua a ser um ilustre desconhecido para a maioria do Ocidente.
O Tempo
Desde o início da época islâmica, os muçulmanos datam os acontecimentos a partir do dia da emigração de Maomé de Meca para Medina, em 622 D.C: essa emigração, conhecida em árabe como a «héjira», constitui a forma de datação do calendário muçulmano.
Um ano no calendário muçulmano, não tem a mesma duração do ano do cristão. O último é medido por uma revolução completa da Terra em torno do Sol, que leva aproximadamente 365 dias, mas o primeiro consiste em doze meses que correspondem, cada um, a uma completa revolução da Lua em torno da Terra; a extensão do ano medida nesses termos é aproximadamente onze dias menor que a de um ano solar.
Meca
Cidade onde nasceu o profeta Maomé e onde começou a pregar a palavra de Deus, é a cividade Santa dos Muçulmanos, onde deverão ir (ver deveres) pelo menos uma vez na vida.
Na cidade existe, no centro da mesquita, uma pedra negra que já era objecto de culto e peregrinação antes de Maomé.
Islamismo
Em árabe Islão significa «entrega» ou «devoção». Estas palavras têm sido utilizada para descrever o estatuto daquele que abraça a religião de Alá, a cujas vontades se «rende», vivendo de acordo com as regras propostas por ele e conhecidas através do seu profeta, Maomé.
- O nascimento do islamismo
A península arábica é um planalto que se situa entre o golfo Pérsico e o Mar Vermelho, ocupado, na sua maior parte, por grandes extensões de deserto.
Quando o profeta Maomé iniciou a sua pregação, grande parte da Arábia era habitada por tribos nómadas e independentes que viviam essencialmente da pastorícia e do comércio. No que diz respeito à religião, os Árabes eram politeístas (doutrina ou religião que admite uma pluralidade de deuses) e cada tribo adorava os seus próprios deuses. Assim, na Arábia não