Conceitos de motivação
Motivação define-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. Podemos dizer que as principais características básicas da motivação são que ela é um fenômeno individual, ou seja, somos únicos e devemos ser tratados com tal; que a motivação é intencional, uma vez que está sob o controle do trabalhador; a motivação é multifacetada, depende tanto do estímulo como da escolha do comportamento empregado. Outra característica encontrada é que não podemos medir a motivação diretamente, medimos o comportamento motivado, ação e forças internas e externas que influenciam na escolha de ação, pois a motivação não é passível de observação.
DINÂMICAS DE MOTIVAÇÃO E SEUS MOTIVOS
As dinâmicas motivacionais, comumente utilizadas dentro das empresas tem como objetivo integrar a equipe de profissionais, que porventura apresentarem alguma desmotivação dentro do ambiente organizacional. Normalmente toda situação de mudança gera ansiedade, podendo surgir aspectos competitivos em vários membros da equipe, quando em situações de contratações de novos empregados,por exemplo, e na situação inversa quando há demissões, gerando insegurança no grupo, prejudicando o rendimento profissional do individuo.
Um outro objetivo dessas dinâmicas, seria a aproximação dos gestores com seus subordinados, facilitando a comunicação entre eles, levando-os a uma melhora no ambiente profissional. Quando as pessoas têm um relacionamento de confiança com sua chefia, algumas situações que poderiam afetar a produção delas podem ser minimizadas, quando se cria, através das dinâmicas motivacionais, um ambiente informal, porém sem esquecer a hierarquia que deve permear as relações entre gerentes e subordinados, com estimulo a participação e aproveitamento de idéias e sugestões dos indivíduos. Nesse momento, o gestor deve estar apto a aprender com o