inserção do psicologo na relaçao do trabalho
Os primeiros teóricos que se propuseram em estudar sobre a temática da psicologia do trabalho foram os franceses. Esses profissionais se dedicaram a entender as causas e os efeitos da fadiga no contexto do trabalho. Desse modo, o foco principal era a selecção de trabalhadores bem capacitados para ocupação dos cargos. Assim, os testes psicológicos eram os instrumentos mais utilizados nesse processo de escolha.
Ao longo da história da inserção do profissional de psicologia nas organizações, a sua actuação pautou-se apenas em selecção de pessoal, recrutamento, aplicação de testes psicológicos, etc. Esse trabalho era feito para bem seleccionar pessoas “adequadas” que estariam aptos ao cargo. Porém, a actuação do psicólogo do trabalho ganhou novas visões e conseguiu ampliar seu escopo, passando a considerar também a formação do trabalhador, a orientação do trabalho, a melhoria do plano de carreira e fomentar uma reorganização em diversos aspectos que concernem ao trabalho.
Psicologado - Artigos de Psicóloga psicologia do trabalho abrange tais focos de actuação: o homem e sua relação com o trabalho, levando em consideração a personalidade do trabalhador, as suas aptidões para aprender e as diferenças individuais entre os trabalhadores, bem como visa estudar o ambiente onde ocorre o trabalho, suas relações com o instrumento de trabalho e aborda as relações entre todos os componentes desse contexto, de modo que objectiva saber como este está definido, organizado e controlado.
Psicologia do Trabalho
Diferentemente das perspectivas tradicionais da psicologia,