Alfabetização Cartografica
O presente texto tem por objetivo destacar a importância da alfabetização cartográfica desde os anos iniciais do ensino fundamental.
A Cartografia é responsável por um conhecimento que vem desenvolvendo-se desde os mais remotos tempos; nela é possível sintetizar as informações, conhecimentos e maneiras de trabalhar com a linguagem cartográfica (FRANCISCHETTI, 2001, p.10).
O ensino de Geografia, no Brasil desde muitos anos vem passando por muito descaso e principalmente a Cartografia e são vários fatores que contribuem para tal descaso tais como: a formação inadequada dos profissionais da educação, conteúdos desvinculados da realidade dos alunos, a falta de incompreensão do assunto por parte dos professores e dos alunos, falta de investimentos por parte da escola, entre outros.
A cartografia é relevante para o ensino não só da Geografia, mas também das demais ciências. Quando a criança é alfabetizada cartograficamente ela passa a ter a capacidade de perceber, entender o seu cotidiano, levando-os observar a interação e transformação no espaço onde ela vive e passa a ter uma maior desenvoltura com os instrumentos da Geografia.
No dizer de Almeida (2006, p. 17):
O indivíduo que não consegue usar um mapa está impedido de pensar sobre aspectos do território que não estejam registrados em sua memória. Está limitado apenas aos registros de imagens do espaço vivido, o que o impossibilita de realizar a operação elementar de situar localidades desconhecidas.
A Cartografia deve ser estudada pela criança desde o início da sua escolaridade, necessitando de uma alfabetização cartográfica, através dela o aluno aprender a manusear a ferramenta básica da Cartografia (o mapa), mas também consegue representar o espaço. Geralmente a criança não tem domínio de espaço e utiliza pontos de referência para localização e orientação. Segundo Machado (2013), se o aluno dominar os referenciais geográficos, o domínio para