Orificios
ORIFÍCIOS
Orifícios são perfurações, geralmente de forma geométrica, feitas abaixo da superfície livre do líquido, em paredes de reservatórios, tanques, canais ou canalizações. Se o escoamento pelo orifício ocorrer em um ambiente sob pressão atmosférica, é dito descarga livre, mas se for para um local em que é o mesmo líquido, é dito orifício submerso ou descarga afogada.
A principal finalidade dos orifícios é medir a vazão, isto é, obter o volume do líquido que escoa na unidade de tempo (Q=Volume/tempo). O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão.
CLASSIFICAÇÃO DOS ORIFÍCIOS
1. Quanto à forma
a) Circulares (os mais utilizados devido à forma das tubulações).
b) Retangulares, triangulares etc.
2. Quanto à sua dimensão relativa
a) Pequenos: São aqueles cujas dimensões são muito menores do que a profundidade em que se encontram (dimensão vertical igual ou inferior a um terço da profundidade).
b) Grandes: São aqueles cujas dimensões são muito maiores do que a profundidade em que se encontram (dimensão vertical superior a um terço da profundidade).
3. Quanto à natureza da parede
a) Orifícios em paredes delgadas: A parede é delgada quando o jato líquido apenas toca a perfuração em uma linha que constitui o perímetro do orifício, enquanto, que na parede espessa, verifica-se a aderência do jato.
b) Orifícios em paredes espessas: Nesse caso, o jato adere à parede da abertura do orifício, de acordo com a superfície e a espessura da parede. É menor que uma vez e meia a menor dimensão do orifício.
SEÇÃO CONTRAÍDA
As partículas fluidas afluem ao orifício, vindas de todas as direções, em trajetórias curvilíneas.
Ao atravessarem a seção do orifício continuam a se mover em trajetórias curvilíneas.
As partículas não mudam bruscamente de direção, obrigando o jato a contrair-se um pouco além do orifício.
Causa: A inércia das partículas de água que continuam a