ESTUDO DIRIGIDO ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA...
CENTRO DE HUMANIDADE – CH
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS – DEGEO
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
SEMESTRE: II
DISCIPLINA: PRATICA CURRICULAR I
PROFESSORA: THAMIRES
ALUNO: GILMAR DE SOUSA DIAS
ESTUDO DIRIGIDO ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
1. Discorra sobre as diferentes interpretações, conceituações de alfabetização.
Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Então muitos autores afirmam que:
“Para usamos o mapa temos que conhecer essa linguagem, temos que aprender desde as séries iniciais a “ler” através da linguagem gráfica, assim como aprendemos a nos expressar através da linguagem escrita.” (Simielli, s. d., p. 27);
“Não está incluído na alfabetização o problema da leitura e escrita da linguagem gráfica, particularmente do mapa: os professores não são preparados para “alfabetizar” as crianças no que se refere ao mapeamento.” (Oliveira, 1979, p. 12);
“Ler mapas, portanto, significa dominar esse sistema semiótico, essa linguagem cartográfica. E preparar o aluno para essa leitura deve passar por preocupações metodológicas tão sérias quanto a de se ensinar a ler e a escrever, contar e fazer cálculos matemáticos.” (Almeida & Passini, 1989, p. 15).
2. No que consiste a alfabetização cartográfica.
Alfabetização Cartográfica consiste em uma metodologia que estuda os processos de construção de conhecimentos conceituais e procedimentais que desenvolvem habilidades para que o aluno faça as leituras do mundo por meio de suas representações. É a inteligência espacial e estratégica que permite ao sujeito ler o espaço e pensar a sua geografia. Com essa proposta, os autores propõem um delicado cuidado metodológico para o desenvolvimento de aptidões eficientes para a leitura de mapas e gráficos.
3. Aponte a metodologia adequada de se realizar uma alfabetização cartográfica.
O educador deve ter a preocupação de ensinar