Alfabetizaçao
FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA
CURSO DE PEDAGOGIA 8º PERÍODO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CARMEN FELIX
FOZ DO IGUAÇU-PR
AGOSTO, 2011.
Titulo: Implicações do construtivismo no processo de alfabetização das crianças do ensino fundamental.
Problema: Quais as contribuições do método construtivista para a criança em processo de alfabetização.
Objetivo: Analisar e compreender como o método construtivista influencia no processo de alfabetização.
Justificativa: O seguinte trabalho se justifica pela necessidade de haver uma reflexão quanto aos principais pressupostos do construtivismo e suas relações com as práticas educativas, e a função da escola e do educador, para a criança em processo de alfabetização.
Desenvolvimento
Neste trabalho será feito uma pesquisa bibliográfica para entendermos como o método construtivista contribui para o processo de alfabetização.
A alfabetização é o processo que envolve a aprendizagem da leitura e escrita. Quando a criança chega na escola, ela tem conhecimento da linguagem oral, pela forma como se comunica, esse conhecimento se transforma quando ela aprende a ler e escrever, na interação com a comunidade escolar.
Segundo Cagliari:p, 30
“A linguagem existe por que se uniu um pensamento a uma forma de expressão, um significado a um significante, a união do significado ao significante se denomina signo lingüístico”
A lingüística é a definição científica da linguagem, ou seja, define como se desenvolve a linguagem humana, se classifica em fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, análise do discurso, pragmática, sócio-linguística e psicolingüística. No decorrer das décadas surgiram várias pesquisas quanto aos métodos de alfabetização: os sintéticos que parte da letra, da relação letra-som, ou da sílaba para chegar à palavra, os métodos analítico-sintéticos enfatizam a compreensão do texto no início da alfabetização, e