Alfabetizaçao
A palavra método significa caminho ou processo. É uma ação planejada que tem por objetivo atingir uma meta. Existem várias formas de se alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto diferente no aprendizado. Podemos dividi-las em duas em duas grandes categorias: Métodos Sintéticos e Métodos Analíticos.
2- Estabeleça a diferença entre: Métodos Sintéticos e Métodos Analíticos.
Algumas coisas básicas diferenciam um método de outro. O sintético, por exemplo, parte das partes para o todo, do desconhecido para o conhecido, é o famoso be a bá, ao contrário do Analítico que parte do todo, utilizando palavras do conhecimento da criança.
O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e agrafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra enquanto o Analítico trabalha a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
3- Descreva, resumidamente, os principais métodos Sintéticos e Analíticos.
Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto. O fônico, ou fonético, faz o aluno unir o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. O silábico, por sua vez, consiste em fazer com que o estudante aprenda primeiro as sílabas para então formar as palavras.
O Método analítico consiste numa leitura global e audiovisual. Este método pode ser divido em palavração, setenciação ou global. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma sequência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases. Na setenciação, a unidade inicial do aprendizado é a frase, que é depois dividida em palavras, de onde são extraídos