ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
ZAQUEU POLEZE
ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Projeto apresentado ao Curso Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa.
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
1.1. Tema
Alfabetização e letramento nas séries iniciais.
1.2. Delimitação do Tema
Área: Humanas / Educação / Letras / Pedagogia / Língua.
1.3. Problema
Crianças que saem das séries iniciais sem a aquisição necessária da leitura e da escrita.
1.4. Objetivo
1.4.1. Geral
Analisar como o processo de alfabetização vem ocorrendo nas séries iniciais, bem como sua contribuição para o apropriamento do saber necessário para que o indivíduo possa conviver numa sociedade letrada.
1.4.2. Específicos
Conhecer como se dá o processo de aquisição da linguagem na criança.
Identificar a realidade lingüística envolvida no momento em que a alfabetização está acontecendo.
Analisar a proposta do letramento bem como sua contribuição para que a criança possa fazer a leitura de mundo e exercer papel de cidadão na sociedade em que está inserida.
2. JUSTIFICATIVA
É comum depararmos com comentários, reportagens, pesquisas que enfocam a situação caótica do ensino no Brasil. A realidade é que ainda temos crianças chegando ao 5º ano do ensino fundamental sem a aquisição da leitura e da escrita ou quando conseguem ler e escrever o fazem de forma mecânica demonstrando que não se apropriaram do saber necessário para atender as exigências de uma sociedade letrada.
De acordo com o MEC (Ministério de educação e Cultura) que divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2007, houve uma ligeira melhora no ensino em relação a 2005. Nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), o salto foi de 3,9 para 4,2. No entanto o ministro da educação Fernando Haddad reconhece que ainda estão longe do