matematica
TEMA: A Estrutura Lógica Do Texto.
O trabalho científico em geral é um discurso completo podendo ser narrativo, descritivo ou dissertativo. Na pesquisa, o trabalho científico assume a forma dissertativa já que o seu objetivo é demostrar, por meio de argumentos, uma tese. Esses argumentos surgem das conclusões desencadeadas pelo processo de raciocínio.
A demonstração da tese é realizada mediante uma sequência de argumentos, de um modo geral as demonstração podem ser direta, indireta, absurdo.
O raciocínio é um elemento importante da argumentação. Trata-se de processo lógico pelo qual, do conhecimento adquirido chega-se a novos com o mesmo coeficiente de validade dos primeiros.
O trabalho científico possui outros processos lógicos tais como a análise e a síntese, análise e síntese, embora se oponham, não se excluem, pois não se pode ter a consciência do todo sem a consciência das partes.
O raciocínio é o momento amadurecido do pensamento. O conceito é a imagem mental por meio da qual se representa um objeto no nível da inteligência. Os conceitos podem ser logicamente considerados no ponto de vista da compreensão e da extensão.
O juízo é “o ato da mente pelo qual ela afirma ou nega alguma coisa, unido ou separando dois conceitos por intermédio de um verbo”. O raciocínio é uma sequência de juízos e de proposições que precisam ser bem elaborados, tanto do ponto de vista sintático-gramatica, como do lógico. Comporta sempre duas fases que os lógicos chamam de antecedente e consequente. Há também duas fases do raciocínio: a dedução e a indução.
Dedução: antecedente universal - consequente menos universal.
Indução: antecedente mais particular - consequente mais universal.