alfabetizar
Uma forma de motivação é ensinar a criança a trabalhar em equipe, em que cada um tem sua tarefa, mas que todas são necessárias e importantes e sempre acompanhá-la, observando e incentivando, assim ela se sentirá motivada e responsável.
A motivação, bem como a afetividade, contribui de forma afetiva para a construção do processo de ensino e aprendizado desde o início da vida educacional. A motivação atua de forma construtiva na aceleração do raciocínio e na necessidade da criança de expor suas idéias.
A presença do adulto na vida da criança é fundamental. O incentivo do adulto em ajudá-lo em alguma tarefa, o motiva para desenvolver sozinho outros fazeres.
Uma das coisas essenciais da motivação é melhorar a atenção e concentração, nessa perspectiva pode-se dizer que a motivação é a força que move o ser a realizar atividades.
A Pedagogia da Autonomia, é a ultima obra de Paulo Freire publicada em vida. O livro trata de práticas pedagógicas necessárias para se construir uma educação que dê autonomia aos educandos e que valorize a indiviadualidade; através da investigação de novos métodos e socialização dos menos favorecidos. O livro da ênfase à necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno já possui como um sujeito social e histórico. Defende a ideia de que o educador deve buscar a ética, que chama de "ética universal" do ser humano, indispensável para o trabalho docente. Freire fala que a formação ética dos educadores deve ter o objetivo de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade que está inserido. Destaca aspectos como simplicidade, bom senso, esperança e humanismo, pois para ele o consumismo exagerado e a alienação dos homens são causados, pelo capitalismo. Paulo Freire destaca a necessidade da reflexão crítica sobre a prática educativa, defende que a teoria deve estar sempre ligada à