Arte Abstrata
Aluna: Amanda Dutra Ramos
Questão Individual 6 - Conceito ‘ABSTRAÇÃO’
A arte abstrata é uma das maneiras de representação não concreta da realidade. Expressamos o efeito do real sobre nós, mas não necessariamente de uma maneira "representacional". A realidade acaba se estabelecendo através de uma materialidade sem contornos definidos ou controláveis que é manipulada pelos artistas.
É inevitável não lembrar das obras de abstração geométrica da Escola de Bauhaus (1) ao ver os cartazes de artistas da Revolução Russa e as obras de Toulouse-Lautrec.
Umas das imagens (2) que escolhi para compreendê-la sob novos pontos de vista foi o cartaz: “Golpeie os brancos com a cunha vermelha” de El Lissitz, 1920. Nele podemos observar a abstração plástica do movimento artístico russo que acreditava que ideias novas deveriam ser repassadas através de linguagens igualmente novas e revolucionárias.
Como uma tendência do Construtivismo, o Suprematismo centrava suas obras em formas geométricas básicas - como o quadrado e o círculo – e é considerado a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Os cartazes de divulgação dos espetáculos do cabaret Moulin Rouge (3) feitos pelo artista Toulouse-Lautrec com seus contornos imprecisos e as figuras distorcidas também nos remetem à conceitos de abstração.
Ao tratar de forma visualmente diferenciada as formas dinâmicas de uma corrida, Étienne-Jules com sua obra “Estudo de uma corrida” foi outra obra (4) na qual achei traços da arte abstrata. A técnica da Cronofotografia registra figuras num curto espaço de tempo e modifica a percepção humana.
Donald Judd - Sem título, 1984 (5) - foi um dos principais expoentes do 'minimalismo' – usava materiais industriais para criar trabalhos abstratos que enfatizam a pureza da cor, forma, espaço e materiais. Não era pintura, nem escultura e sim um “objeto especifico” ou "a simples expressão de um