PRE PROJETO
A área da administração da produção vem sofrendo com o número alto de incertezas , ambigüidade , poucas informações para ter que responder problemas complexos e com pouco tempo para analisar direito todos os fatores. E para a resolução desses problemas com muitas ambigüidades e com várias informações imprecisas vem sendo utilizado um modelo de lógica computacional , a lógica fuzzy que vem dando um grande suporte para resolver esses tipos de problemas em muitas áreas. Esse artigo tem como objetivo apresentar a modelagem de uma lógica computacional: lógica fuzzy , para verificar a margem de contribuição de um determinado produto para tentar mensurar o mais próximo possível quanto a variação da despesas variáveis , do custo variável e do preço do produto vão influenciar na margem de contribuição de um determinado produto.
Palavras chave: Lógica fuzzy , margem de contribuição
Introdução
Saber quanto cada departamento ou produto contribui para o pagamento das despesas e, consequentemente, para o lucro é muito importante para ajudar na tomada de decisões dentro da empresa. A margem de contribuição indica ao empresário o quanto sobra das vendas para pagar as despesas fixas e gerar lucro.
Com a competitividade dos dias atuais é importante que cada organização tenha conhecimento suficiente para tomar as melhores e mais inteligentes decisões. Sendo assim, a margem de contribuição é uma ótima ferramenta para isso. Por meio desta, é possível descobrir a quantia exata das despesas e lucro. O conhecimento sobre a margem de contribuição dos produtos e departamentos faz com que as empresas consigam determinar com clareza a estratégia de venda que irá implantar, projetando seu impacto e analisando a viabilidade dessa ação.
É dentro deste cenário, que o objetivo deste artigo é demonstrar como a lógica fuzzy pode ser uma aliada na análise da margem de contribuição de um produto para tal organização, demonstrando variáveis que podem influenciar em lucro ou