Conflitos na africa atual
13ª Assembleia Geral do CODESRIA : 5 a 9 de Dezembro de 2011, Rabat (Marrocos)
O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) irá realizar a sua 13 ª Assembleia Geral de 5 a 9 de Dezembro de 2011 em Rabat (Marrocos). A Assembleia Geral do CODESRIA, que acontece de três em três anos, é um dos eventos científicos mais importantes do continente africano. O encontro oferece uma oportunidade única para que os investigadores africanos em ciências sociais possam reflectir juntos sobre os grandes desafios do mundo, nomeadamente aqueles com que a África se vê confrontada, bem como os que interpelam as ciências sociais enquanto tal. Este ano, o tema do colóquio científico da 13 ª Assembleia Geral do CODESRIA é " A África face aos desafios do século XXI."
O século XXI, como o século passado, parece não querer romper com o paradigma do complexo e do incerto. Em vez disso, confirma apenas que a proclamação precipitada e imprudente do "fim da história", segundo Fukuyama, não pode, legitimamente, livrar-se das questões que hoje interpelam, entre outros, o significado e a presença de África num mundo que vê as potências emergentes (África do Sul, Brasil, Rússia, Índia e China) agitarem cada vez mais a geopolítica tradicional. A crise financeira e as suas implicações sociais em alguns países do Norte, bem como a natureza cada vez mais global dos problemas tornam evidente a necessidade urgente e imperiosa de os africanos teorizarem sobre a questão do futuro do nosso continente neste novo século.
Esta postura pretende mostrar que a legitimidade do processo só pode ser forjada através da ruptura: ruptura com o afro pessimismo de fora e de dentro, para mostrar que a nova ordem política e económica mundial não é uma fatalidade; ruptura com uma construção teórica de África, que rejeita interrogações como as colocadas pelo Banco Mundial em 2000: " Será que a África pode reivindicar o seu lugar no século 21”?