Romantismo
Letras
TRABALHO: ROMÂNTISMO
Carina de Barros Baradel
Natália dos Santos Teles
Trabalho de Práticas Integradas: atividades do Curso de Graduação em Letras com Licenciatura Português/ Inglês.
Jaú, 2013.
O Romantismo foi um movimento artístico, filosófico e político que surgiu no final do século XVIII na Europa. Suas principais características foram a criatividade e a imaginação ilimitada.
Este movimento opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração da vida subjetiva, na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas. O termo romântico refere-se à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo. É a arte do sonho e fantasias nacionais.
Ganhou o mundo com sua nova visão refletido na literatura de muitos países. Dentre eles o Brasil com a chegada da família real. Seu marco inicial foi a publicação da obra de Gonçalves Magalhães: Suspiros Poéticos e Saudades - em 1836.
O controle e a exploração que os portugueses exerciam no Brasil, causaram a indignação e consequentemente independência. Assim, muitos autores expressassem tais insatisfações em suas obras. Outro ponto importante e influente na literatura foi à escravidão, que gerou o dualismo de opiniões sobre essa forma de trabalho e exploração das pessoas. A literatura no Brasil surgiu em meio a classe dominante, tendo seus ideais primeiramente, excluindo mulheres, negros e pobres. Tal fato tornou visível a dualidade entre patriotismo e justiça versus exclusão e desigualdade. Foram três os momentos (denominados Primeira, Segunda e Terceira Geração) do romantismo no Brasil.
A Primeira Geração destaca-se na tentativa de diferenciar o movimento das origens européias e adaptá-lo, de maneira nacionalista Conhecida também como Indianista, era voltada para a natureza e tinha a figura do índio como herói. O sentimentalismo e a