Alergias
Pele, constituído por três camadas, epiderme, derme e hipoderme. A que mais desenvolve reações de fundo imunológico, quando expostas a certas substancias que muitas das vezes causa a alergia, como, por exemplo, giz, detergentes e outros produtos de limpeza, metais utilizados em bijuterias, cosméticos e tecidos sintéticos.
Muitos confundem alergia com irritação, mas à uma diferença entre essas duas coisas, a alergia envolve uma sensibilidade especifica, uma reação exagerada quando algum lida com produtos como sabão, loções, perfumes, etc. O uso do produto então deve ser evitado ou suspenso.
A irritação se limita ao local de contato do produto, ou seja, irritaria apenas a área em que o produto foi derramado, já a alergia extrapola a área exposta a esse contato, ou melhor, a reação de determinado produto faz com que tenha uma reação, mas bastante intensa pelo local todo, trazendo vermelhidão e coceira.
Quando o problema aparece numa região em que só um produto é utilizado, é fácil de ser identificado, como uma alergia na axila, o motivo dessa causa seria mais pelo tipo de desodorante usado; mas é mais difícil de descobrir quando alguma alergia surge nas mãos, pois manipulamos diversas substancias no dia-a-dia, para confirmar e determinar a causa existe os testes de contato, realizados com produtos que as pessoas utilizam.
Há também cosméticos que provocam a alergia, um deles seria o esmalte, por conter resina muito alergênica é o que produz a secagem rápida. A uma dica muito importante para identificar se o cosmético que gostaria de usar lhe causaria alergia ou não, melhor forma é testar, se durante cinco dias e duas vezes ao dia, se durante esse período a área não ficou avermelhada e não ouve coceira, isso mostrara que o produto poderá ser utilizado, mas sempre devemos observar a todo tempo, pois às vezes o produto pode acabar causando algum efeito sobre a pele.
O tratamento para as alergias começa com o histórico do paciente. Quanto mais bem