alergias
100
Revisões e Ensaios
Alergia a proteína do leite de vaca em crianças: repercussão da dieta de exclusão e dieta substitutiva sobre o estado nutricional.
“Cow’s milk protein allergy in children: repercussion of the exclusion diet and replacement diet on the nutritional status”
“Alergia a la proteína de la leche de vaca en niños y niñas: repercusión de la dieta de exclusión y dieta de sustitución en el estado nutricional”
Patrícia Brazil Pereira1, Cristiane Pereira da Silva2
1
Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco/Hospital das Clínicas - PE (HC/UFPE),
Mestranda em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco
2
Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade
Federal de Pernambuco/Hospital das Clínicas - PE (HC/UFPE)
Resumo
Descritores: Hipersensibilidade a leite. Estado
nutricional. Dieta. Criança.
Objetivo: identificar as repercussões nutricio-
nais mais freqüentes em crianças com alergia à proteína do leite de vaca. Fontes pesquisadas: artigos, livros, teses, “sites” governamentais e científicos. Síntese dos dados: Crianças com alergia à proteína do leite de vaca, em dieta de exclusão, podem ter o estado nutricional comprometido, principalmente nas formas não IgE mediadas, com comprometimento da permeabilidade intestinal, ou nas formas IgE mediadas, em tratamento com fórmulas inadequadas. A ingestão alimentar insuficiente pode influenciar a condição nutricional dessas crianças, mas alguns trabalhos não encontraram associação entre estado nutricional e consumo alimentar. Conclusões: No tratamento da alergia à proteína do leite de vaca, deve ser realizada uma dieta de exclusão adequada, com monitoramento da ingestão alimentar de forma qualitativa e quantitativa, além de avaliação regular do crescimento e desenvolvimento dessas crianças, para que se possa intervir de forma precoce