Alelos Multiplos
Nasceu em 1885, em Rostov, na Rússia. Era a mais velha de cinco filhos. A mãe, Eva Marcovna Lujublinskaia, era médica dentista e o pai, Naphtul Arkadjevitch Spielrein, era entomologista, que depois de se mudar de Varsóvia para Rostov, se tornou um homem de negócios bem-sucedido. Tanto o avô, como o bisavô materno de Sabina, eram ambos rabinos. O avô educou a mãe de Sabina, Eva, que era muito inteligente e musical. Eva enamorou-se de um jovem cristão, e o pai, não concordando com a situação, arranjou-lhe um noivo judeu - Naphtul Arkadjevitch Spielrein. Ao que tudo indica, não foi um casamento feliz. Sabina foi uma criança frágil, sujeita a várias doenças na infância. Mas era também muito precoce. Sendo o russo a sua língua materna, aos seis anos de idade já falava francês e alemão. De facto, toda a família comunicava, a cada dia da semana, numa língua diferente, alternando o francês, o inglês, o alemão e o russo.
Aos dezessete anos começou a evidenciar perturbações de comportamento, e em Agosto de 1904 foi internada na Clínica Psiquiátrica de Burghölzli, em Zurique. Lá, foi tratada por C.G. Jung, que experimentou com sucesso pela primeira vez o método de Freud. No entanto, ao longo do tratamento, ela e Jung criaram um elo muito forte que veio a se transformar em um relacionamento amoroso, o que resultou no escândalo que pôs em xeque a relação de Jung com seu mestre Sigmund Freud. Em 1905, quando teve alta, Sabina iniciou os seus estudos de Medicina na Universidade de Zurique. O professor Eugen Bleuler, diretor da Clínica de Burghölzli, providenciou um certificado médico atestando que Sabina Spielrein não sofria de doença mental, mas antes apresentava sintomas de histeria, como consequência de traumas emocionais.
Em Outubro de 1911, Spielrein é eleita membro da Sociedade Psicanalítica de Viena. Muito ativa, dá palestras e publica inúmeros artigos da especialidade. Em 1920 participa no Congresso Internacional de Psicanálise, em