ESTUDANTE
-2 Como surgem os alelos múltiplos?
- 3Quantos alelos múltiplos existem no caso dos grupos sanguíneos do sistema ABO? Qual a relação de dominância entre eles?
1-r) Alelo múltiplo ou polialelia é uma consequência de uma mutação ocorrida num locus específico de um cromossoma que origina vários alelos para a mesma característica. Em comparação, para os alelos que determinam a herança em sementes de ervilha, estes são alelos que apenas possuem um alelo para uma característica.
Resumidamente: alelos múltiplos - determinam uma característica através de vários alelos ; alelos de herança - determinam uma característica através de um alelo apenas.
2-r) O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila). A existência de alelos múltiplos é interessante para a espécie, pois haverá maior variabilidade genética, possibilitando mais oportunidade para adaptação ao ambiente (seleção natural).
3-r) No caso do sistema ABO, sabe-se que existem apenas dois alelos: A e B, e apenas através desses dois alelos consegue-se obter mais do que um fenótipo diferente (tipo de sangue):
A - Determinado pela presença do alelo A ( AO, AA)
B - Determinado pela presença do alelo B (BO, BB) O –Determinado pela ausência dos dois alelos
AB- Determinado pela presença dos dois alelos em simutâneo ( AB)
Relação de dominância: A e B dominam sobre o O (dominância - recessividade), A e B não dominam um sobre o outro ( dominância incompleta).