Resumo documentário Burj Al Arab
Acreditam que tenha sido gasto mais de um bilhão de dólares na construção do hotel mais moderno e luxuoso do mundo, hotel que conseguiu classificação mundial de sete estrelas.
Com o aval do cliente a equipe de arquitetura pode dar sequência no seu projeto que seria o primeiro projeto desta grandeza sobre uma ilha artificial um edifício com cerca de 250 mil toneladas, tendo que suportar terremotos e tempestades do golfo.
Em 1995 começam os trabalhos de criação da ilha artificial e no quinto mês de execução dos serviços chega-se a um ponto crítico onde o arquiteto defendendo seu projeto defendia que o empreendimento deveria ficar o mais próximo possível da água e o engenheiro o contrário devido as fortes tempestades que poderiam prejudicar e muito o cliente.
No início utilizavam-se pedras para criação da ilha uma vez que o material era existente no local e por já ser bastante utilizado neste tipo de obra, porém não seria o suficiente para repelir a água, tendo que ser muito grande para repelir com segurança. Sendo assim foi criado para esta obra um sistema específico de blocos vazados e ocos os quais por 3 semanas passaram por testes nas mais variadas configurações em um tanque onde eram reproduzidas ondas com intensidades que podem ocorrer uma vez a cada 100 anos. Com ajuda dos engenheiros o arquiteto conseguiu que sua ilha ficasse apenas 7 metros e meio do nível do mar.
Uma ensecadeira de 20 metros de profundidade feita com barras de ferro foi construída para que pudessem dar inicio a execução dos serviços de fundações, porém o engenheiro ainda tinha o problema de conter a entrada de água por baixo da ensecadeira,