alelos multiplos e pilialelismo
378 palavras
2 páginas
Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos diversos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico. Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Um grande exemplo, como já citado, é a pelagem dos coelhos.
Nesse caso há quatro genes alelos: C (selvagem) / Cch (chinchila) / Ch (himalaia) e Ca (albino);
E a dominância ocorre da seguinte maneira: o gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cch dominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.
Assim, num cruzamento, as proles manifestarão as característica que se sobreporem as outras.
De forma que, se uma prole tiver o gene C, o indivíduo será selvagem. Não importando o seu alelo, pois o gene C é dominante sobre todos os outros. E que para ser albino, o indivíduo precisa apresentar o gene Ca em homozigose, uma vez que é dominado por todos os outros. E assim prossegue. Se o indivíduo apresentar o gene Cch e Ch, será chinchila, pois este domina o gene himalaia. E isso é a polialelia.
No caso do sistema ABO a polialelia se aplica ao fato de que existem três alelos para um mesmo locus. Que são: iA, iB e iO. Sendo A e B dominantes sobre o O. Porém A não domina B, nem B ao A.
No entanto, imagino que o que realmente vá te ajudar é você começar a entender sobre Codominância, pois você diz querer entender o sistema ABO, certo?
Então, Codominância, e não confundir com dominancia incompleta, é um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância. Um alelo não consegue dominar o outro. E então, o indivíduo heterozigoto, ou seja, que apresenta dois genes funcionais, produz os dois fenótipos, isto é, ambos os alelos do gene em um indivíduo diplóide se expressam. Como se um tentasse dominar o outro mas essa competição terminasse em empate.
• No caso do sistema ABO:
O tipo sanguíneo humano, apresenta 3 alelos iA, iB e iO. Portanto apresenta 6 genótipos diferentes que originam 4 fenótipos