Aldo Rossi
Nascido em Milão em 3 de maio de 1931, Aldo Rossi frequentou a Faculdade de Arquitetura da Escola Politécnica de Milão, onde se formou em 1959. Ainda como estudante, trabalhou na revista de arquitetura "Casabella-continuità", dirigida por Ernesto Nathan Rogers, no período em que ela representava um papel determinante na cultura italiana, participando primeiro como colaborador (1955-58, do nº 208 ao 219), depois como membro do centro de estudos (1958-60, do nº 249 ao 294, último número antes do afastamento de Rogers da direção).
Iniciou sua atividade de ensino como assistente do curso de Urbanismo, ministrado por Ludovico Quaroni em Arezzo em 1963 e do curso de Características Distributivas dos Edifícios, ministrado por Carlo Aymonino em Veneza, no Instituto Universitário de Arquitetura, em 1963-65. Em 1965, foi convidado pela Faculdade de Arquitetura de Milão, como professor encarregado de Características Distributivas dos Edifícios, empenhando-se no processo de experimentação promovido pelo movimento estudantil e dando uma contribuição cultural de grande relevo. Passando a professor ordinário de Composição Arquitetônica, está entre os membros democráticos do Conselho da Faculdade suspensos do ensino em 23 de novembro de 1971, por uma medida repressiva do Ministério da Educação Pública (juntamente com Franco Albini, Ludovico Barbiano di Belgioioso, Pietro Bottoni, Guido Canella, Carlo de Carli, Paolo Portoghesi, Vittoriano Viganò).
Desde os primeiros desenhos confirmou-se a tendência de Rossi para a redução dos edifícios a algumas formas simples de influência clássica. A sua atenção aos tecidos urbanos enquanto fatos históricos e imbuídos de concepções clássicas e tradicionalistas da cidade traduziu-se no seu famoso ensaio "L'Architettura della Città" [A arquitetura da cidade], um dos textos teóricos mais influentes da segunda metade do século XX. Esta obra, publicada em 1966 e traduzida em diversos países, se tornou uma das principais referências