Aldo rossi
Em 1966, Rossi define e estabelece conceitos através de uma visão científica acerca da cidade em seu primeiro livro, L’Architettura della Città (A arquitetura da Cidade), um dos textos mais influentes da segunda metade do século XX. Tais conceitos como lugar, forma urbana, monumento tornaram-se referência.
Seus desenhos confirmavam a tendência às formas simples de influência clássica, e apesar dos projetos tornarem-se mais rebuscados e ornamentados ao longo do tempo muitos dos elementos formais arquetípicos e de seu valor simbólico foram mantidos, ultrapassando a questão funcional, é o caso do cubo, pórtico, colunas, galerias, entre outros. Destaca-se até 1970 o Edifício Gallaratese, em Milão; em 1971 ganhou o concurso para o Cemitério de San Cataldo, em Modena; como diretor do departamento de arquitetura da Trienal de Milão em 1980 projetou o Teatro del Mondo e em 1987 concluiu a Casa Aurora. Além dos trabalhos arquitetônicos, Aldo Rossi projetou objetos e móveis, dentre os quais tornaram-se famosas as cafeteiras desenhadas para a Alessi.
A partir dessas obras outras se destacaram seguindo referências historicistas, e em 1981 publicou Un Autobiografia Scientifica (Autobiografia Científica). Rossi acreditava no valor histórico da cidade propondo especial atenção ao monumento, que caracteriza um local, sem considerar apenas as funções práticas em suas obras, mas principalmente a relação delas com o entorno. Dessa forma sua