Aldo rossi
É uma tendência arquitetônica dos anos 80 que visava integrar o projeto à cidade existente (principalmente a cidade antiga). O contextualismo surgiu a partir da necessidade de inserir novas construções na cidade histórica e, portanto, criar edifícios que não agredissem os padrões antigos. Alguns recursos são utilizados para adequar a arquitetura ao seu contexto, como o prolongamento de linhas identificadas nos prédios anexos, repetição da modulação de janelas e outras características dos prédios antigos, manutenção da altura (gabarito), entre outros.
O contextualismo é associado ao pós-modernismo. Sua postura de adaptação ao meio é também uma crítica ao modernismo, cujos projetos eram pensados como elementos independentes e isolados. A tendência tem no arquiteto Aldo Rossi um dos seus principais teóricos.
Aldo Rossi
Nacionalidade: Italiano
Nascimento: 03 de maio de 1931
Morte: 04 de setembro de 1997
Formação: Arquitetura: Escola Politécnica de Milão – 1959
Cada um dos desenhos de Rossi seja um complexo de escritórios, um cemitério, um teatro flutuante, uma máquina de café requintada, ou, até mesmo, seus brinquedos, capta a essência de seu propósito.
Rossi foi capaz de seguir as lições da arquitetura clássica sem copiá-las; seus edifícios carregam ecos do passado no seu uso de formas, que têm uma qualidade universal assombrosa. Seu trabalho é ao mesmo tempo ousado e ordinário, original sem ser romântico, agradavelmente simples na aparência, mas, extremamente complexo em conteúdo e significado. Em um período de diversos estilos e influências, Aldo Rossi tem evitado o fashion e o popular para criar uma arquitetura singular.
Curiosidades:
1956 – Inicia sua atividade profissional no escritório de Ignazio Gardella
1964 – Assume a direção editorial da revista “Casabella Continuitá”
1964 – É nomeado curador da