Aldo Rossi
Nome:
Aldo Rossi
Nacionalidade:
Italiano
Nascimento:
03 de maio de 1931
Morte:
04 de setembro de 1997
Formação:
Arquitetura: Escola Politécnica de Milão - 1959
Porque foi escolhido – palavra do júri:
Arquitetura é uma profissão na qual o talento amadurece lentamente. É uma disciplina que requer muitos anos de observação cuidadosa, de testes de princípios, de sentir o espaço, e, de experimentar os vários modos necessários para temperar e dar carinho. Prodígios em arquitetura são extremamente raros.
A matriz de habilidades que permite um arquiteto trabalhar com mão firme e atingir o resultado pretendido, não permite atalhos. Um arquiteto que gostaria de ser o melhor que pode, deve servir uma relação de aprendizado durante a vida, bem além do exigido pelo licenciamento oficial. Ele deve conhecer o comportamento humano e entender as estruturas, os materiais e como desenhar formas e espaços para servir finalidades intencionais de maneira inspirada e original.
O júri do prêmio Pritzker de Arquitetura encontrou essas e outras qualidades em Aldo Rossi e o selecionou como o premiado de 1990.
Conhecido por muitos anos como teórico, filósofo, artista e professor, Rossi passou o tempo desenvolvendo sua voz e caneta arquitetônicas. Palavras, assim como, desenhos e edifícios têm identificado-o como um dos grandes arquitetos. Como desenhista mestre, mergulhado na arte e arquitetura italiana, os croquis e ilustrações dos edifícios de Rossi têm frequentemente alcançado o reconhecimento internacional, antes mesmo de serem construídos.
Seu livro "Arquitetura e a Cidade", publicado em 1966, é um texto significante no estudo do pensamento e planejamento urbano. A partir desta base teórica surgiram