ALDEÍDOS NEW
Fazem parte de um conjunto de grupos funcionais. É todo composto orgânico que possui o grupo carbonila ligado ao hidrogênio.
Grupo funcional:
Nomenclatura: prefixo + infixo + al
Exemplo: Metanal, Etanal.
Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa. Etanal: de fórmula C2H4O, esse composto é usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos. É também conhecido como aldeído acético, e possui uma importante função na fabricação de espelhos: o etanal reduz os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para reflexão da imagem. Esse aldeído pode apresentar-se na forma líquida ou gasosa, pois seu ponto de ebulição é igual a 21ºC. Por isso, seu estado físico dependerá da temperatura ambiente. O etanal é usado na síntese de compostos orgânicos, como no preparo de etanol, de ácido acético, do cloral, que é usado como hipnótico e que leva à formação do clorofórmio, que é um anestésico; e do inseticida DDT. Aldeído acético (acetaldeído)
Metanal: de fórmula CH2O, em solução aquosa a 40%, ele forma a solução conhecida como formol, cuja principal aplicação é na conservação de cadáveres ou de peças anatômicas em laboratório. Ele também é usado como desinfetante, na fabricação de plásticos, como a baquelite, em medicamentos, explosivos e o seu uso é permitido pela ANVISA em alguns cosméticos, como endurecedor de unha, com a porcentagem máxima de 5%, e também em cosméticos capilares, com o limite máximo de 2%, apenas com a função de conservante desses produtos, impedindo a proliferação de micro-organismos. Além disso, essa concentração em massa é feita em indústrias autorizadas e, no momento de sua fabricação, não pode ser adicionado mais formol ao produto depois de pronto. Muitos