Relatório sobre solubilidade
Descrever a ação da água e do álcool etílico na solubilidade de compostos polares e apolares;
Relacionar com solubilidade a estrutura das moléculas das substâncias da experiência, na tentativa de encontrar uma regra de solubilidade; Generalizar o caráter apolar característico dos compostos orgânicos e o polar característico dos compostos inorgânicos;
2.FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
Polaridade:
Há uma regra (que está sujeita a exceções) que se aplica não somente aos compostos orgânicos, mas à grande maioria das substâncias, no que se refere à solubilidade, que é:
Substancia polar é solúvel (ou se dissolve) em substancia polar.
Substancia apolar é solúvel (ou se dissolve) em substancia apolar.
Ou seja, semelhante dissolve semelhante.
Misturas Homogêneas e Heterogêneas:
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
3.MATERIAIS E REAGENTES ( tu copia e cola aqui aquela tabela q tem na folha de aula pratica, n tive como fazer )
4.PROCEDIMENTO (METODOLOGIA)
Tomamos dois tubos de ensaio, e adicionamos 5 mL de água e 5 mL de álcool etílico em cada tubo. Adicionamos a cada um deles uma “ponta de espátula” de cloreto de sódio (NaCl).
Agitamos vagorosamente os tubos de ensaios por aproximadamente três minutos e observamos. Anotar se o sal se dissolve no líquido ou não. Deixamos os dois tubos de ensaio na estante para tubos. Os tubos usados serviram como padrões para as posteriores comparações. Repetimos o processo descrito nos itens anteriores, usando, em vez do cloreto de sódio, as substâncias descritas