Relatório sobre Solubilidade
Instituto de Química
Ana Luiza Pereira Silva
Letícia Alves da Silva
Vítor Romis de Freitas
Solubilidade
Uberlândia-MG
Setembro/2013
Experimento 07: Solubilidade
1. Introdução:
Solubilidade é a característica que uma substância tem em se dissolver facilmente em outra substância, denominada solvente.
Determina-se a solubilidade pela seguinte regra: semelhante dissolve semelhante, então solventes polares dissolvem substâncias polares, e solventes apolares, substâncias apolares.
A quantidade de soluto, que é a substância que se dissolve, em determinada quantidade de solvente varia muito de substância pra substância como, por exemplo, o álcool que possui solubilidade infinita em água, pois a água e o álcool se misturam em qualquer proporção e, sendo assim, as substâncias por sua vez possuem solubilidade limitada ou são insolúveis.
2. Objetivo:
A experiência tem como objetivo comparar a solubilidade de diversos compostos em solventes polares e apolares e constatar a finalidade da temperatura sobre a solubilidade.
3. Parte Experimental - Solubilidade
3.1 Materiais utilizados - 1º Ensaio: Variação da solubilidade de diferentes solutos em diferentes solventes
Tubos de ensaio;
Espátula;
Pipeta e pêra;
Iodo (I2)
Clorofórmio (CHCl3);
Etanol; (CH3CH2OH);
Cloreto de sódio (NaCl);
Água (H2O).
3.1.2 Metodologia
Enumerou-se 3 tubos de ensaio e com a espátula colocou-se uma pequena quantidade de cloreto de sódio em cada tubo e adicionou-se com pipeta 2mL de água destilada, etanol e clorofórmio respectivamente. Repetiu-se o mesmo procedimento substituindo o cloreto de sódio por iodo. A seguir transferiu-se 2 mL de ácool etílico para dois tubos de ensaios, adicionou-se em cada tudo água e clorofórmio, respectivamente. Depois se adicionou água destilada a um tubo de ensaio contendo 2 mL de clorofórmio. Após a agitação de todas as soluções obteve:
Tabela.1: Resultados da