Alcóois
Os álcoois são substâncias orgânicas oxigenadas caracterizadas pela presença na molécula do grupo hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado (que só faz ligações simples).
O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado.
O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool contido nas bebidas alcoólicas. É uma droga depressora do sistema nervoso central, e causa desinibição e euforia quando ingerido em pequenas doses, estupor e coma em doses maiores.
No Brasil, o álcool é utilizado como combustível, seja isoladamente ou misturado à gasolina em uma proporção de 25%. Tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e causar menor poluição que os combustíveis fósseis.
Os principais álcoois são: etanol, metanol, glicerol.
CLASSIFICAÇÃO DOS ÁLCOOIS
A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila:
- Álcoois primários: apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
- Álcoois secundários: apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
- Álcoois terciários: apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.
GRUPO FUNCIONAL
Função orgânica:
Grupo funcional:
Exemplo:
Hidrocarboneto
Cx Hy
CH4
metano
Alcoólicos
R — OH
N-butanol
FÓRMULA GERAL E ESTRUTURA
São compostos orgânicos que possuem o grupamento funcional Hidroxila (-OH) ligado diretamente ao átomo de carbono saturado.
FÓRMULA GERAL:
R-OH
Onde R: Radical Orgânico Alifático
ESTRUTURA:
NOMENCLATURA
NOMENCLATURA GERAL DOS ÁLCOOIS:
Colocamos o prefixo indicador da quantidade de átomos de carbono (met, et, prop, etc), o infixo que indica o tipo de ligação (an, en, in) e o