Texto Literário e Texto Científico
O texto científico emprega as palavras sem preocupação com beleza e efeito sentimental. No texto artísistico,ao contrário, essa será a preocupação maior do artista autor (autor artista). É obvio que também o escritor busca instruir e perpassar ao leitor uma determinada ideia, mas diferentemente do texto científico, o texto artístico une essa instrução á necessidade estética, que toda obra de arte exige. O texto científico emprega as palavras no seu sentido dicionarizado, denotativamente, enquanto o texto artístico busca empregar as palavras com liberdade, preferindo seu sentido conotativo, figurado.
Para melhor entendermos, veremos o poema, que é um texto artístico, de Carlos Drummond de Andrade e um texto informativo sobre obesidade:
“As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas
Pernas brancas pretas amarelas.
“Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.”
“Porém, meus olhos não perguntam nada.” (Carlos Drummond de Andrade; Poema de Sete Faces)
“A obesidade infantil mais do que dobra os riscos de morte antes dos 55 anos de idade, segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine. Acompanhando, em longo prazo, quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentava maior índice de massa corporal (IMC) tinha duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doença hepática alcoólica, doença cardiovascular, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.”
Ambos, segundo a definição do termo