alcoois
Em contato com o agente oxidante no caso o KMnO4, o álcool primário reagiu (oxidou) formando primeiro um aldeído e então, com o aldeído sendo oxidado, um ácido carboxílico, o que resultou em uma solução da cor vinho.
Quando o produto da oxidação de um álcool primário é um aldeído ela é chamada normalmente de oxidação branda; por sua vez, quando o produto é um ácido carboxílico é chamada normalmente de oxidação enérgica, porém esses nomes podem variar. A oxidação de um álcool a aldeído ou cetona é também chamada de desidrogenação (ou seja, perda de hidrogênio).
Oxidação Álcool primário:
No esquema os hidrogênios em vermelho reagiram com o oxigênio do agente oxidante formando a água que foi retirada. Portanto, diz-se que a oxidação é um processo de "retirada de hidrogênio".
Oxidação de álcoois secundários
O álcool secundário, diferente do primários, foi oxidado de apenas uma forma gerando como produto uma cetona, o que originou em uma solução também na cor vinho.
Oxidação Álcool secundário:
Oxidação do Álcool terciário:
Os álcoois terciários são aqueles em que o carbono que possui o grupo – OH faz três ligações com outros átomos de carbono. Como eles não fazem ligações com hidrogênios, não há nenhum ponto na molécula que possa ser atacado por um oxigênio nascente. Devido a esse fato, os álcoois terciários não sofrem oxidação.
No caso, no nosso experimento ele não reagiu e continuou com a cor do permanganato de potássio, violeta.
Conclusão:
Em química orgânica, o termo oxidação significa quando ocorre a diminuição da densidade eletrônica do carbono, normalmente com a adição de um átomo mais eletronegativo a uma ligação do carbono com outro átomo menos eletronegativo.
Após a conclusão do experimento, observamos que, a oxidação de álcoois fornece ácido orgânico quando se trata de álcoois primários.
Álcoois secundários formam cetona quando oxidados, e álcoois terciários não se oxidam.
O experimento foi bem sucedido,