biografia rene descartes
Proveniente da burguesia francesa, Descartes nunca teve problemas financeiros, tendo uma vida farta sem a necessidade de se preocupar com o trabalho. Estudou desde os 8 anos de idade no Colégio dos Jesuítas, o Colège Royal de La Flèche, considerado um dos melhores da época.
René Descartes em pintura de Frans Hals
Descartes, por vezes chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais influentes da história humana.
Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha.
Com um ano de idade, Descartes perdeu a mãe, Jeanne Brochard, no seu terceiro parto, e foi criado pela avó. Seu pai se casou novamente e chamava o filho de “pequeno filósofo”. Mais tarde, aborreceu-se com ele quando não quis exercer o direito, curso que concluiu na universidade de Poitiers em 1616.
Foi uma criança frágil e sua saúde só foi restabelecida após os 20 anos de idade. Este fato fez com que Descartes dormisse até tarde perdendo a maior parte das aulas matutinas. Este fator, porém não o impediu de ser um aluno brilhante. Aos 18 anos sai do colégio para ingressar no curso de direito em Poitieres, terminando sua licenciatura em 1616. Após este período seguiu a carreira militar, alistando-se no exército de Maurício de Nassau, onde neste período conhece Isaac Beeckman. Teve um período na Dinamarca e depois foi para a Alemanha onde se alistou nas tropas católicas do duque Maximiliano da Baviera.
Autodidata, Descartes estudou matemática através de manuais didáticos do monge Clavius, o criador do calendário Gregoriano. Não escondeu que considerava a educação do