Alcoolismo
QUESTÕES DE REFORÇO
1- Qual a classificação do álcool como psicotrópico?
R- O álcool predominantemente é um psicoléptico porque gera retardo no sistema nervoso central, inibindo a ação dos neurotransmissores. Mas dependendo da dosagem, pode gerar efeitos semelhantes ao dos psicodislépticos.
2- O que é embriaguez?
R- É o uso excessivo do álcool, gerando a embriaguez. Há grande interesse médico-legal pela intoxicação do organismo humano pela substância etílica. Para fins penais, embriaguez também é empregada para o uso excessivo das demais drogas psicoativas.
3- Como é o tratamento jurídico da embriaguez no Código Penal?
R- O Código Penal traz uma série de tratamentos para o alcoolismo na forma de embriaguez. A embriaguez prevista no art. 28,II, do Código Penal pode ser definida como a intoxicação produzida pelo álcool ou substância de efeitos análogos. Logo não só advêm do álcool como também de substâncias que produzem efeitos semelhantes, tais como os psicotrópicos ( cocaína, maconha, LSD, crack, morfina, éter e todas as substâncias entorpecentes e psicotrópicas, assim consideradas por meio de Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA ou Resolução do Ministério da Saúde).
4- Quais são as fases da embriaguez?
R- A embriaguez comum se caracteriza-se pela intoxicação aguda e transitória, apresenta três fases:
a) excitação;
b) depressão;
c) coma alcoólico.
5- O que é a fase de excitação?
R- Na excitação o ébrio mostra-se vivo, agitado, fala demais, fica desinibido. Há uma redução de em atender ou querer. É também chamada “fase do macaco.”
6- O que é a fase de depressão?
R- Na depressão, começa a sofrer perturbação mental, podendo tornar-se violento e agressivo, sem equilíbrio, coordenação motora e com palavreado atrapalhado. É chamado “fase do leão.”
7- O que é a fase de coma alcoólico?
R- O coma alcoólico surge quando o indivíduo embriagado entra em sono profundo, perdendo