Alceste - gluck
ÍNDICE
Introdução............................................................ 3 Biografia de Gluck............................................... 4 Resumo da Ópera ............................................... 8 Bibliografia ........................................................... 10
INTRODUÇÃO A ópera é uma forma de arte teatral que se baseia num drama encenado acompanhado de música. Neste género artístico, são combinadas duas áreas artísticas diferentes: a música e a representação, isto é, na ópera atuam em conjunto a música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os intérpretes são acompanhados por uma orquestra musical, podendo mesmo ser uma orquestra sinfónica completa. A obra é apresentada utilizando os constituintes caraterísticos do teatro, assim como os vestuários, o cenário e a atuação, a diferença mais notória da ópera em relação ao teatro é mesmo o facto de a letra da ópera (libreto) é cantada em vez de ser falada.
“A ópera surgiu no início do século XVII, em Itália, logo, grande parte das óperas, até hoje, é apresentada em latim ou italiano. As suas origens remontam para as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV.
Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia. Assim, uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocada uma música pela orquestra. Logo de seguida, vem o recitativo, onde os atores dialogam entre eles. Os personagens secundários participam no coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).”
(retirado em 27-06-2012 de http://www.suapesquisa.com/musicacultura/opera.htm). Tendo em conta o que foi acima dito, segue-se então uma breve análise da ópera Alceste, de Christoph Gluck.
|