HistoriaMusica
2500 palavras
10 páginas
FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULOSARA REGINA PIRES
BIOGRAFIA: “CHRISTOPH WILLIBALD RITTER VON GLUCK”
SÃO PAULO
2013
G L U C K - (1714-1787)
GLUCK: O MÚSICO ALEMÃO QUE CRIOU A ÓPERA NACIONAL DA FRANÇA
Christoph Willibald Ritter Von Gluck (primeiro grande representante do classicismo - responsável pela segunda reforma da ópera) nasceu em Erasbach, alto Palatinado na Alemanha em dois de julho de 1714. Era de gente humilde da Boêmia, mas destinado a uma vida de estudos, adquiriu sólida formação humanística.
Em 1732, foi estudar para Praga, e não é certo se terá frequentado a universidade onde teria cultivado o seu conhecimento das línguas francesa e italiana, mas uma coisa era certa, a música atraiu-o cada vez mais. Enquanto em Praga, dedicou-se à música instrumental. Foi também um excelente cantor, e muito provavelmente entrou em contacto com a ópera que então se produzia para aristocracia. Ganhou algum dinheiro tocando órgão em várias igrejas, ao mesmo tempo, deu aulas de canto e violoncelo.
Gluck foi educado na Boêmia e em Viena, indo aos 22 anos de idade para a Itália, em 1736, onde escreveu suas óperas por nove anos. Dedicou-se à arte, no início, como músico popular. Recebeu suas primeiras instruções musicais em um colégio jesuítico de Komotau (uma Boêmia tcheca). É possível que tenha recebido lições de órgão ou clavicêmbalo junto ao colégio dos Jesuítas de Komatau, frequentado por seu irmão, e neste período aprendeu a tocar violino e violoncelo.
Porém, que para poder seguir suas inclinações musicais, teve que fugir de casa e ganhar a vida exibindo-se em igrejas e praças como cantor e musicista ambulante e que, após reconciliar-se com o pai, viveu alguns anos em Praga, onde continuou seus estudos musicais e frequentou a Faculdade de Filosofia da universidade local, seguindo os cursos de lógica, física e metafísica.
Com o seu pai fez viagens pela Europa